domingo, 6 de novembro de 2011

Impunidade no Trânsito


O trânsito brasileiro está piorando cada dia que passa, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, onde o trânsito já está saturado pelo grande número de veículos, e vem se tornando cada vez mais perigoso. Isso ocorre, pois os principais fatores que favorecem esse trânsito perigoso são a imprudência, a irresponsabilidade, a incompetência dos motoristas, a falta de educação e de fiscalização, a corrupção policial, a precariedade das sinalizações e das vias urbanas e a impunidade.
A maioria dos motoristas não tem o menor respeito e importância com as pessoas, oficiais ou leis, nem sequer as mais elementares regras de segurança no trânsito são obedecidas ou sancionadas. Os motoristas simplesmente desprezam a sinalização, cometendo corriqueiramente infrações que em outros países são consideradas gravíssimas. É comum, por exemplo, deparar-se com  automóveis em velocidade duas vezes maiores do que a permitida por lei, avançarem o sinal vermelho, ultrapassarem pela direita, percorrerem ruas pela contramão. Assim os carros funcionam como armas nas mãos de motoristas despreparados e imprudentes.
O fato é que o motorista brasileiro tem que mudar, principalmente na sua educação e formação, respeitando as sinalizações, leis e prezar pela vida do próximo, e o estado tem que investir mais, disciplinar melhor e ser mais rigoroso nessa formação. O automóvel é uma invenção maravilhosa que muito contribui para o nosso conforto, mas precisa ser encarado como coisa séria e não mais como brinquedo de gente grande.